Palavras, para que vos quero…..
- Escrito por Cristina Tereza Rebelo
- Publicado em Comunicação
- 0 Comentários
Grande parte da comunicação humana ocorre numa categoria onde a importância das palavras é apenas indireta. O não verbal deve ser visto como linguagem que deve ser compreendida em distintos espaços e não deve ser entendido apenas no sentido físico, mas particularmente psicossocial. Os estudos confirmam que o impacto de uma mensagem é:
7% verbal (palavras escritas)
38% vocal (voz, tom e inflexões)
55% não verbal (gestos e movimentos)
Cerca de 70% daquilo que o recetor percebe da mensagem é fornecido através do comportamento não verbal do emissor: a linguagem corporal ajustada confirma e acentua o que se diz, pelo que deve ser concordante com o conteúdo da mensagem. De uma forma geral, dentro do processo comunicativo o aspeto verbal serve para transmitir informação e o não verbal para estabelecer e manter relações interpessoais. Segundo Knapp, existem 7 dimensões dos sinais não verbais:
1- Cinésica: movimentos corporais - gestos, expressões faciais, olhar fixo, tempo e intensidade do olhar.
2- Paralinguagem: uso vocal, inflexões de voz, tom, intensidade do discurso, pausas.
3- Aparência física: apenas a manipulada, tal como roupas, penteado, maquiagem.
4- Proxémica: uso da distância interpessoal e normas de territorialidade. Manipulação do espaço- zona íntima (0,5m), zona pessoal (0,5- 1,20m), zona social (1,20 -3,30m) e zona pública 3,5 a 7 m).
5- Tempo: uso do tempo como sistema de mensagens - pontualidade, tempo de espera, quantidade de tempo passado com o outro.
6- Artefatos e adornos: jóias, sapatos.
7- Contato físico: o toque nas suas variáveis - Casuais. Género sexual. Tipo de espaço.
Acrescentam-se ainda os comportamentos amigáveis que aparecem em rotura com o comportamento esperado.
- Vestuário excêntrico, abraço demasiado expansivo, tratamento segunda pessoa singular
- “Tocar” inesperadamente a outra pessoa - É bem aceite quando seu autor goza estatuto forte. Caso contrário, é mal aceite...
- Perfumes - Discrição... Bem aceite. Significa “querer dizer algo”.embora o próprio possa perder a noção da intensidade (habituação).Perigo: significado de difícil domínio.
O não verbal garante assim, maior liberdade de fantasias e uma maior espontaneidade, enquanto que o verbal está associado ao controle. De facto, consegue-se controlar mais facilmente o impacto verbal da nossa comunicação; mais difícil se torna o manusear da comunicação não verbal que é mais polivalente em conteúdos de caráter emocional ou atitudional. Em consequência disto, a comunicação não verbal poderá ser determinante nas estratégias de resolução de conflitos, na persuasão e na regulação social.

Cristina Tereza Rebelo
Investigadora do CEL-CELCC com artigos publicados nas áreas da comunicação, TV local e marketing.
Doutorada em Comunicação pela Universidade de Vigo.
Professora Auxiliar do ISMAI.